Bem-vindo à Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região!

Horário de Funcionamento de 13:00 às 19:00

Av. Getúlio Vargas, 455 / 4° andar Centro , Juiz de Fora, MG

(32) 3215.7100(32) 3217.9846

24Mai

Serviço de mecanização da Prefeitura auxilia produtores a aumentar a produção de milho para a silagem


por: Assessoria PJF

Com o auxílio do programa de mecanização agrícola e as orientações técnicas oferecidas aos produtores pela Prefeitura de Juiz de Fora, através da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA), 42 produtores da cidade conseguiram aumentar a produção de milho destinado à alimentação do gado leiteiro na colheita 2105-2016. Foram colhidas e ensiladas 2.557 toneladas de milho apenas na safra, o que representa um aumento de 37,32% ou mais 695 toneladas de grãos colhidos e ensilados em relação à colheira do ano passado (1.862 toneladas). "Estamos muito contentes com esse resultado. Isso significa que o produtor está se planejando melhor, investindo mais no campo. E estamos contribuindo para isso, através da mecanização, um serviço subsidiado pela prefeitura, que pode representar uma economia de mais de 50% para o produtor na comparação com o custo do serviço prestado por particulares. Sem contar que oferecemos toda assistência e orientação técnica desde do plantio até fechar o silo", ressalta o secretário de Agropecuária e Abastecimento, Alfredo Faria.

 

O produtor Rubens Procópio Valle Netto, proprietário da Fazenda Santa Terezinha, em Linhares, iniciou o investimento em gado de leite há quatro anos e vem investindo na assistência técnica e na silagem como forma de aumentar sua produção e melhorar o plantel. "A margem de lucro com leite é pequena, e a gente tem que diminuir os custos. Optar pela ensilagem do milho foi um investimento que já está dando retorno. No período de entressafra, a gente consegue manter o gado bem alimentado, o que melhora a produção de leite e a reprodução dos animais. Sem planejamento a gente não produz, por isso o apoio da Prefeitura com as máquinas é muito importante. Sem essa ajuda, o pequeno produtor não vai pra frente", argumenta. Na safra 2014/2015, Rubens plantou 1,2 hectares e colheu 70 toneladas de milho. Nesta safra, 2015/2016, plantou 3 hectares e colheu 100 toneladas apenas na safra. Com a safrinha, a expectativa é dobrar a colheita. Atualmente, seu plantel conta com 60 animais, 40 em lactação, com produção de 300 litros/dia.

 

Há 12 anos envolvido com gado leiteiro na Fazenda Gota da Pedra, e presidente da Associação de Produtores Rurais de Pirapetinga, José Antônio da Silva, também investiu no aumento da silagem, ampliando sua área de plantio de 3 para 4,3 hectares e com melhores sementes e adubação. A iniciativa contribuiu para que a colheita 2015-2016 superasse em 60% a do ano anterior. Já na primeira safra, 80 toneladas de milho foram colhidas e servirão para alimentar os 30 animais que produzem cerca de 400 litros de leite/dia. "Conseguimos que cada pé desse duas espigas e alguns, até três. A silagem de milho, bem preparada, é o melhor alimento para o gado e, por isso, contar com o serviço de mecanização de alta qualidade como é o da Prefeitura nos ajuda muito. Sem a silagem, a produção cairia pela metade na entressafra, e nossos custos seriam muito altos", avalia.

 


Inscrições abertas

 

Até 15 de junho, estão abertas as inscrições para o programa de Mecanização Agrícola, promovido pela Prefeitura, através da SAA. O serviço é destinado à aração, gradagem, sulcagem, plantio de grãos e ensilagem para produtores rurais de Juiz de Fora. Podem participar do programa de mecanização agrícola quaisquer produtores de Juiz de Fora, que façam inscrição dentro prazo previsto para integrar o programa. O plantio e a colheita de milho para ensilagem destinada a pecuária leiteira são priorizados para o atendimento.

 

Só serão aceitas inscrições de produtores que apresentarem documentação completa: CPF, Inscrição Estadual de Produtor Rural (IEPR), comprovante de residência ou endereço completo preenchido corretamente no formulário e número de dois telefones para contato, ou para recado.

 

As inscrições poderão ser realizadas na Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (Rua Maria Perpétua, 72 - 4ª andar -Bairro Ladeira), no Sindicato Rural de Juiz de Fora (Rua Edgar de Paiva Aguiar, 135 -Bairro Cerâmica) e nas Associações dos Produtores Rurais das comunidades.

 

Mais informações podem ser obtidas direto com a coordenação do serviço, pelos telefones. 3690- 7058 e 3690-8669.

 


Últimas Notícias



Galeria de Fotos