Bem-vindo à Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região!

Horário de Funcionamento de 13:00 às 19:00

Av. Getúlio Vargas, 455 / 4° andar Centro , Juiz de Fora, MG

(32) 3215.7100(32) 3217.9846

21Mar

Anastasia vem à região lançar obra de estrada


por: Tribuna de Minas

O governador Antonio Anastasia (PSDB) chega na tarde desta quinta-feira (21) ao Aeroporto Presidente Itamar Franco, entre Goianá e Rio Novo, para assinar o despacho governamental que autoriza o início dos trabalhos para a construção do trecho que facilitará o acesso entre o aeroporto e a BR-040. A intervenção ligará a rodovia federal, na altura do Bairro Barreira do Triunfo, na Zona Norte de Juiz de Fora, a um entroncamento da MG-353, próximo ao Distrito de João Ferreira, em Coronel Pacheco. A nova estrada integra o programa "Caminhos de Minas" e terá investimentos de R$ 51 milhões. A obra de 13,8 km será de responsabilidade da empresa Camter Construções e Empreendimentos S/A, vencedora do processo licitatório realizado pelo estado. A solenidade está marcada para as 14h.

A ligação entre o Aeroporto Itamar Franco e a BR-040 é uma antiga reivindicação das autoridades da Zona da Mata. A realização da obra sempre foi tida como prioridade pelo prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira (PMDB). O entendimento do Executivo municipal é de que a unidade aeroportuária tem papel fundamental para o crescimento econômico da cidade. Por isso, a viabilização do acesso é vista como estratégica. "Como deputado, na Comissão de Constituição, fui relator da liberação do financiamento para o projeto 'Caminho de Minas', da qual a obra faz parte. O início da estrada foi um dos motivos da minha primeira visita oficial ao governador (Antonio Anastasia) no mês passado, por entendê-la como fundamental para o desenvolvimento da região", afirma Bruno, que confirmou presença na cerimônia de logo mais.

Recentemente, a direção da empresa Multiterminais, que administra o Aeroporto Itamar Franco, classificou o acesso como fundamental para que as operações de carga funcionem de forma eficiente. Desde outubro do ano passado, o aeroporto recebe carregamentos nacionais, e a previsão é de que operações internacionais sejam realizadas tão logo as intervenções para a retirada de um morro localizado na cabeceira Sul da pista sejam finalizadas.

Além de fomentar o desenvolvimento da Zona da Mata, o acesso é considerado importante para desafogar o trânsito juiz-forano. Na configuração viária atual, um grande número de veículos oriundos de diversas cidades da região em direção à BR-040, bem como o tráfego vindo do Aeroporto Regional, passa por dentro de Juiz de Fora. O fluxo de automóveis afeta o trânsito de bairros como Grama, Bandeirantes e Santa Terezinha e até da região central, antes de os veículos alcançarem os acessos para grandes centros como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o que acontece, principalmente, pelas saídas localizadas nos bairros Nova Era e Salvaterra.

 


Últimas Notícias



Galeria de Fotos