Bem-vindo à Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região!

Horário de Funcionamento de 13:00 às 19:00

Av. Getúlio Vargas, 455 / 4° andar Centro , Juiz de Fora, MG

(32) 3215.7100(32) 3217.9846

11Nov

Fiscalização na era digital é tema de conferência contábil


por: Assessoria PJF

O chefe do Departamento de Receita Mobiliária e auditor fiscal da Secretaria da Fazenda (SF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Vicente Fortuna Abrantes, participou na quinta-feira, 10, da 2ª Conferência Contábil de Juiz de Fora e Região, quando falou sobre "A Fiscalização na era Digital". O encontro foi organizado pelo Núcleo Contadores e Consultores de Juiz de Fora (Sinercon), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/MG) e com apoio da Federação dos Contabilistas de Minas Gerais.

 

Abrantes falou sobre a importância do aumento da base contributiva em contraponto ao aumento de impostos, educação fiscal, parceria entre contabilistas e PJF, valorização dos serviços prestados pelos contabilistas aos seus clientes, Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e), gestão do Imposto Sobre Serviço (ISS) e Simples Nacional. Para ele, "os recursos tecnológicos garantem maior efetividade aos serviços desenvolvidos pela fiscalização". E exemplificou: "O sistema de emissão da NFS-e permite que o contribuinte emita a nota fiscal e forneça, automaticamente, as informaç& otilde;es que a Prefeitura necessita para gerir o ISS". O auditor ressaltou que a PJF está finalizando processo licitatório, para tornar o sistema integrado que permita o cruzamento de dados de forma mais eficiente e rápida, permitindo facilidades no monitoramento de contribuintes, facilitando ainda mais o fornecimento de informações pelo contribuinte. O sistema integrado dará cobertura ao Simples Nacional, à NFS-e e à gestão do ISS. Abrantes ressaltou que "a tecnologia bem aplicada fará com que o contribuinte pague os impostos devidos de forma simples, evitando multas". Ele destacou, ainda, "que, ao aumentar a base contributiva, através de monitoramento eficiente e eficaz, a PJF também colabora com a concorrência mais justa entre os prestadores de serviços, uma vez que, fazendo com que todos recolham os impostos devidos, evita-se que a evasão propi cie uma concorrência desleal entre os prestadores de serviço do mesmo ramo".

 

O subsecretário de Receita da SF, Roland Barcelos, elogiou a iniciativa dos organizadores do evento em realizar uma palestra com a participação em conjunto de representantes dos poderes municipal, estadual e federal: "Com o tema ‘A Fiscalização na era Digital' podemos perceber que estamos no caminho certo, efetuando cruzamentos de dados dos sistemas disponíveis no município, juntamente com outras fontes de dados. Verificamos que a PJF utiliza o mesmo princípio tecnológico da Receita Federal, cruzando seus dados através de um Data Mart (repositório de dados), desenvolvido pelo próprio município, pa ra ser utilizado pelos auditores fiscais na apuração de indícios de sonegação e omissões de recolhimento do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN).

 

A apresentação da palestra, iniciada pelo auditor da PJF, teve sequência com a participação da delegada Fiscal de Trânsito do Estado de Minas Gerais e auditora fiscal do Estado, Rosaria Maria Silveira, que abordou sobre o funcionamento da Receita Federal especificamente na Regional Juiz de Fora, e do auditor fiscal da Receita Federal, Leonardo Couto Sobral, que falou sobre a fiscalização digital da cobrança eletrônica da Receita Federal.

 

Para o presidente do Sinercon/JF, Luis Cláudio Noé Côrtes, "a conferência proporcionou conhecimento aos participantes através das palestras e oficinas que foram apresentadas nos dois dias de evento (9 e 10). Além disso, foi aberto espaço para uma Feira de Negócios, onde os expositores puderam mostrar seus trabalhos. O conselheiro suplente do CRC-MG, Hugo Vitorino da Silva, destacou que o congresso, que acontece a cada dois anos, "une os setores públicos aos profissionais de contabilidade, além de apresentar à juventude profissional e acadêmica a realidade enfrentada no dia a dia e o futuro da profissão. Esse é um encontro que mobiliza professores, profissionais e fiscais e já faz parte do calendário de eventos de Juiz de Fora e região".

 


Últimas Notícias



Galeria de Fotos