Bem-vindo à Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região!

Horário de Funcionamento de 13:00 às 19:00

Av. Getúlio Vargas, 455 / 4° andar Centro , Juiz de Fora, MG

(32) 3215.7100(32) 3217.9846

18Nov

“Novembro Azul” - Ações nas Uaps vão até dezembro


por: Assessoria

A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou na noite de quarta-feira, 16, as ações de prevenção e cuidado contra o câncer de próstata, dentro da programação do "Novembro Azul". O trabalho come çou nas unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) do Bairro Cruzeiro do Sul, que também recebeu usuários do Teixeiras, e Santa Cruz. Foram atendidos aproximadamente cem homens em cada. A campanha também tem o objetivo de ressaltar a importância do cuidado integral da saúde masculina.

O subsecretário de Atenção Primária à Saúde, Thiago Horta, reforçou que o "Novembro Azul", além da prevenção ao câncer de próstata, é um momento para chamar atenção do homem, para realizar o acompanhamento médico ao longo de todo ano, considerando a linha de cuidado estabelecida através do Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde (Pdaps): "Temos, como principio básico, neste mês, conscientizar os homens para procurarem realizar a prevenção e a promoção da sua saúde. Temos como meta fundamental trabalhar a captação destes homens. O público masculino procura sete vezes menos o médico, em relação às mulheres".

O urologista Humberto Lopes destacou a oportunidade de realizar atividades como estas nas Uaps, com foco na saúde do homem: "Estamos empenhados em dizer para eles que é importante que cuide da saúde de um modo geral. Cuidar da hipertensão, do diabetes, tabagismo e outras doenças que afetam o homem"
Além disso, ele ressaltou que o câncer de próstata é uma das neoplasias que mais afeta o sexo masculino: "Correspondem mais ou menos a 10% do tipo de câncer que acomete o homem, o segundo mais comum neles. Um a cada seis homens brasileiros pode ter essa doença. Está aí a importância de realizar o exame".

O aposentado Vicente Vieira, 73, foi um dos primeiros a se dirigir à unidade, chegando por volta das 16h30, tamanha a importância que ele dá ao cuidado à saúde. Ele disse que sempre participa deste tipo de ação: "A prevenção é tudo. Tive colegas que perderam a vida por não se cuidar. Por isso, é sempre bom procurar o médico".

Até o dia 3 de dezembro, as Uaps continuarão realizando exames para detecção do câncer de próstata, através de cooperação entre os hospitais Universitário (HU) e Maternidade Terezinha de Jesus (HTMJ/Suprema). É necessário que os homens, a partir do 50 anos, público-alvo da campanha, procurem a unidade de saúde, para agendamento do exame, através da Central de Marcação de Consulta (CMC).

Outras ações

No dia 23 será realizado o seminário "A Abordagem da Integralidade da Saúde dos Homens", no auditório do Centro de Vigilância, na Avenida dos Andradas, 523, Morro da Glória. Desde o início do mês, a imagem instalada no Morro do Cristo está iluminada de azul, para marcar a campanha.

Até o dia 3 de dezembro, as Uaps continuarão realizando exames para detecção do câncer de próstata, através de cooperação entre os hospitais Universitário (HU) e Maternidade Terezinha de Jesus (HTMJ/Suprema). É necessário que os homens, a partir do 50 anos, público-alvo da campanha, procurem a unidade de saúde, para agendamento do exame, através da Central de Marcação de Consulta (CMC). A programação por unidade por ser conferida no anexo.


* Informações na Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123 ou 7389

 


Últimas Notícias



Galeria de Fotos