Bem-vindo à Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região!

Horário de Funcionamento de 13:00 às 19:00

Av. Getúlio Vargas, 455 / 4° andar Centro , Juiz de Fora, MG

(32) 3215.7100(32) 3217.9846

19Nov

ADJFR promove outorga da Comenda Bernardo Mascarenhas


por: Asssessoria

A Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região (ADJFR) prestou homenagem ao trabalho de personalidades em prol do desenvolvimento econômico e social de Juiz de Fora e região, durante outorga da Comenda Bernardo Mascarenhas 2015, realizada nessa quarta-feira, 18. O prefeito Bruno Siqueira participou do evento, que agraciou a Bethânia Casa de Passagem e Acolhimento, o Instituto Vianna Júnior, a Mostra de Cinema de Tiradentes, a TV Integração e o sindicalista Clodesmidt Riani.

 

"A Comenda toca nossa percepção de que temos sempre que pensar no desenvolvimento, e os homenageados de hoje muito contribuíram e contribuem com o avanço da nossa cidade", destacou o prefeito Bruno Siqueira. Lembrando o rompimento de barragens no município de Mariana (MG), o prefeito falou, ainda, da importância do desenvolvimento sustentável, que supre as necessidades da geração atual garantindo a preservação do meio ambiente.

 

O presidente da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região, Jorge Montessi, elogiou a escolha dos homenageados, "exemplos de ética, moral e seriedade", fatores, segundo ele, indispensáveis para vencer as dificuldades. "Sabemos que a cidade não se desenvolve sozinha. Mesmo com todas as dificuldades do Brasil, temos novos empreendimentos na cidade e acreditamos em mudanças. Precisamos de união e força para avançarmos ainda mais", enfatizou.

 

Todos os anos, conforme o estatuto da ADJFR, o Comitê de Parceiros indica cinco personalidades, físicas ou jurídicas, para receberem a Comenda, que leva o nome de Bernardo Mascarenhas (1847-1899), considerado símbolo dos empreendedores brasileiros, responsável pela fundação da Cia. Têxtil Bernardo Mascarenhas (1888) e da Primeira Usina Hidrelétrica da América do Sul, a Usina de Marmelos, em Juiz de Fora (1889).

 


Homenageados

Bethânia Casa de Passagem e Acolhimento: Voltada a receber e acolher pessoas em situação de vulnerabilidade, em tratamento na área de oncologia, advindas principalmente de cidades vizinhas, sem referência em Juiz de Fora. Localizada no Bairro Granbery, é uma entidade mantida pela Associação Angélica Lamóia de Carvalho, de caráter beneficente, sem fins lucrativos. Representando a Casa, o padre Davi Reis foi agraciado com a comenda.

 

Instituto Vianna Júnior: Com 75 anos de história, o Instituto Vianna Júnior conquistou, por dez vezes, o prêmio Top of Mind, como instituição de ensino mais lembrada pelos juiz-foranos. Em todo o estado de Minas Gerais, o Vianna é o único a receber a Faixa Ouro/Ciclo 2014 do Prêmio Mineiro da Qualidade e a Medalha de Prata do Prêmio Juiz de Fora de Qualidade e Produtividade. A diretora-presidente do Instituto, Jacqueline Pires Vianna, recebeu a comenda.

 

Mostra de Cinema de Tiradentes: A Mostra de Cinema de Tiradentes é realizada desde 1997, exibindo exclusivamente produções nacionais. Nas 18 edições realizadas, o evento ofereceu oficinas, debates, seminários, shows, entre outras atrações, destacando e homenageando diretores e atores do cinema nacional. A secretária de Turismo e Cultura de Tiradentes, Mônica Cardoso, recebeu a homenagem em nome do festival.

 

TV Integração: Em 2007, a Rede Integração adquiriu parte da TV Panorama, afiliada Globo de Juiz de Fora, expandindo a empresa para a Zona da Mata e se tornando a maior empresa de comunicação do interior mineiro. Cinco anos mais tarde, a Rede Integração assumiu a totalidade da TV Panorama, que passou a se chamar TV Integração Juiz de Fora. Wladimir Virote, gerente comercial da TV Integração, representou a empresa na entrega da comenda.

 

Clodesmidt Riani: Clodesmidt Riani nasceu em Rio Casca em 15 de outubro de 1920, mas vive em Juiz de Fora desde os 6 anos de idade. Formado em Eletrotécnica e em Direito, dedicou parte da vida à causa sindical, atuando com associações e conselhos de trabalhadores. Riani foi deputado estadual pelo PTB entre 1954 e 1964, teve sua carreira interrompida devido a sua cassação e prisão pelos militares. Após a anistia, voltou à vida sindical e elegeu-se novamente deputado estadual. A pedido do presidente da ADJFR, o prefeito Bruno Siqueira prestou homenagem a Riani com a entrega da comenda.

 


Últimas Notícias



Galeria de Fotos