Bem-vindo à Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região!

Horário de Funcionamento de 13:00 às 19:00

Av. Getúlio Vargas, 455 / 4° andar Centro , Juiz de Fora, MG

(32) 3215.7100(32) 3217.9846

24Set

Anac não autoriza voos para BH


por: Tribuna de Minas

Juiz de Fora terá que esperar até outubro para saber se poderá voltar a realizar voos comerciais para Belo Horizonte. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não autorizou o pedido da Azul Linhas Aéreas Brasileiras para operar conexões diretas entre o Aeroporto Francisco Álvares de Assis (Serrinha) e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins). A intenção da companhia era iniciar as atividades nessa segunda-feira (23). A empresa entrou com nova solicitação que terá resposta em duas etapas, nos dias 15 de outubro e 4 de novembro.
Sem informar detalhes sobre a negativa dada à companhia, o órgão regulador explicou, por meio de sua assessoria, que "a reprovação de pedidos de voos se refere a problemas com horários das conexões e/ou infraestrutura." Neste caso, a agência repassa o parecer para a empresa, que tem prazo para realizar as adequações necessárias e fazer novo pedido. Procurada pela Tribuna, a Azul atribuiu a resposta negativa ao Serrinha. Na noite dessa segunda-feira, a companhia comunicou que "infelizmente, o aeroporto está com restrições não resolvidas com a Anac." A Tribuna tentou contato com a administração do aeroporto, mas os responsáveis já não se encontravam no terminal.
A nova solicitação feita pela Azul inclui mais um voo em relação ao pedido anterior, totalizando cinco conexões semanais regulares entre Juiz de Fora e Belo Horizonte. A proposta é que de segunda à sexta-feira sejam operados voos partindo de Confins às 8h57 com chegada no Serrinha às 9h50 e, no sentindo contrário, às 10h15 com pouso na capital mineira às 11h15. Na parte da tarde, o embarque em Belo Horizonte acontece às 17h19 com chegada prevista às 18h10. O voo do Serrinha com destino a Confins será às 18h35, e a previsão do horário de pouso é às 19h30. Os voos realizados à tarde também serão operados aos domingos. Nas terças-feiras haverá, ainda, conexão partindo às 10h45 de Juiz de Fora com chegada em Belo Horizonte às 11h48. Todas as operações serão feitas com aeronaves do modelo AT72 com capacidade para 140 lugares.
Histórico
Até maio deste ano, Juiz de Fora possuía conexões diretas com a capital mineira, realizadas pela Trip Linhas Aéreas - companhia que fundiu-se com a Azul em 2012. Os voos tinham como destino o Aeroporto da Pampulha e foram cancelados depois da transferência das linhas do Aeroporto Presidente Itamar Franco, entre Goianá e Rio Novo, para o Serrinha. Desde então, o terminal juiz-forano passou a ter apenas três voos regulares para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, operados pela Azul.
Na época, a Azul justificou a ligação exclusiva com Campinas como "otimização da malha aérea." Dois meses depois, quando decidiu solicitar à Anac a retomada da ligação Juiz de Fora-Belo Horizonte, a empresa declarou que "Minas Gerais é um dos mais importantes estados para as operações da companhia." A troca do terminal da Pampulha pelo de Confins como destino dos voos não foi explicada. A empresa apenas destacou que o aeroporto é um dos principais terminais onde opera. "Por meio dele (Confins), a Azul realiza não só voos regionais dentro do estado, como também, para todas as regiões do país, facilitando as conexões."


Últimas Notícias



Galeria de Fotos