Bem-vindo à Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região!

Horário de Funcionamento de 13:00 às 19:00

Av. Getúlio Vargas, 455 / 4° andar Centro , Juiz de Fora, MG

(32) 3215.7100(32) 3217.9846

11Jul

Começa a 2ª Conferência Municipal de Cultura


por: Assessoria PJF

Seguindo orientação do Ministério da Cultura, a Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa, realiza a 2ª Conferência Municipal de Cultura. O evento começa nesta quinta-feira, 11, a partir das 18 horas, no Centro Cultural Dnar Rocha (Rua Mariano Procópio 974 - Mariano Procópio).

Neste ano, os trabalhos da conferência serão desenvolvidos a partir do tema "Uma política de Estado para a cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura", e as discussões se darão a partir de quatro eixos: A Implantação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; e Cultura e Desenvolvimento.

Na noite de abertura, o escritor e pesquisador José Oliveira Júnior irá apresentar os dois primeiros eixos e, logo após, haverá espaço para debate entre os participantes. A programação vai até o próximo sábado, 13.

Entre os objetivos da conferência, estão a discussão da cultura local nos seus aspectos de identidade, da memória, da produção simbólica, da gestão, da sua proteção e salvaguarda, da participação social e da plena cidadania; o debate de experiências de elaboração e implementação de Planos Municipais de Cultura ao socializar metodologias e conhecimentos; a proposição de estratégias para reconhecimento e fortalecimento da cultura como um dos fatores determinantes do desenvolvimento sustentável e a proposição de estratégias de articulação e cooperação institucional com demais entes públicos municipais e destes com a sociedade civil.


:: Programação completa ::

11 de julho, quinta-feira

18h Credenciamento

19h Abertura e Aprovação do Regimento Interno

Painéis:

19h30 Eixo I: A Implantação do Sistema Nacional de Cultura

20h30 Eixo II: Produção Simbólica e Diversidade Cultural

Palestrante: José Oliveira Júnior
Escritor, músico, publicitário; supervisor de pesquisa do Observatório da Diversidade Cultural; coordenador de projetos da Gerência de Cultura do Sesc Minas; consultor da Unesco para o MinC em 2012 para a implantação do Sistema Nacional de Cultura em Minas Gerais; diretor de apoio ao trabalhador associado do Sated/Minas; coordenador da pesquisa "Mapeamento de Políticas Públicas para a Diversidade Cultural"; autor, entre outros, do livro "Pensar e Agir com a Cultura: Desafios da Gestão Cultural (Ed. 2011)" e de diversos estudos e artigos sobre cidadania e políticas públicas.

21h30 Debate

22h30 Encerramento

12 de julho, sexta-feira

18h Credenciamento

Painéis:

19h Eixo III: Cidadania e Direitos Culturais
Palestrante: Bruno Fuser
Jornalista, professor efetivo da UFJF, doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona. Ministrou a disciplina Teatro e Políticas Culturais na especialização em Comunicação e Arte do Ator da UFJF. É autor do livro "Nove Histórias Mineiras", publicado pela Editora Juizforana em 2012, com apoio da Fapemig. Entre outros jornais, trabalhou na "Folha de S. Paulo" e no "Estado de S. Paulo".

20h Eixo IV: Cultura e Desenvolvimento
Palestrante: Cláudia Houara de Castro
Formada em Letras pela UFMG. Estudou ballet clássico e moderno durante 20 anos. Estudou cinco anos teatro no Centro de Pesquisa em BH com o Professor Ronaldo Boschi. Trabalhou 17 anos com publicidade e marketing junto a agências de publicidade, veículos de comunicação e empresas. No Ministério da Cultura é Assessora de Programas e Projetos atuando na Representação Regional MG.

21h Debate

22h Encerramento

13 de julho, sábado

9h Painel Geral Resumido

10h Coffee Break

10h15 Grupos Temáticos

14h Plenária Final: Debate e encaminhamento das propostas. Eleição de delegados

 


Últimas Notícias



Galeria de Fotos