Bem-vindo à Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região!

Horário de Funcionamento de 13:00 às 19:00

Av. Getúlio Vargas, 455 / 4° andar Centro , Juiz de Fora, MG

(32) 3215.7100(32) 3217.9846

30Set

Começam testes para terminal de cargas no Aeroporto Itamar Franco


por: Tribuna de Minas

A Receita Federal iniciou testes no Aeroporto Presidente Itamar Franco para implantação do sistema utilizado na operação de transporte de cargas na última quarta-feira, 25 de setembro. As informações foram dadas pelo diretor da Multiterminais, Ricardo Vega, durante a quinta edição do Fórum de Desenvolvimento de Juiz de Fora, Zona da Mata e Vertentes, realizado nesta sexta-feira (27). Sem estimar prazo para que o terminal de cargas esteja pronto para operar, ele sinalizou que o processo pode ser finalizado em até 30 dias. "É algo que não depende do nosso controle, mas a Receita está empenhada neste projeto." Segundo Vega, já há companhias aéreas interessadas em utilizar o aeroporto para este fim. "Fui procurado por uma empresa que atua em Manaus e São Paulo. Ela opera com aeronaves do modelo 727, que podem fazer uso da nossa pista na extensão que é utilizada hoje (1.800m), e DC10, para o qual precisaríamos de utilizá-la em sua totalidade (2.500 m)."
Sobre a homologação da pista, Vega reafirmou que o processo está em andamento. "Não chegou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) porque depende da aprovação de outros órgãos reguladores antes. Já passamos pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) e, agora, aguardamos resposta do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea)." Destacando que o terminal de cargas "já é uma realidade" e "a principal vocação do aeroporto", Vega afirmou que também há o projeto de retomada de voos comerciais no sítio aeroportuário. "É uma decisão que depende das companhias aéreas, não do operador. Embora nossa ideia inicial não fosse o transporte de passageiros, ficamos muito surpresos quando vimos que os voos chegaram a 90% de ocupação."
Com relação ao modelo de gestão público-privada proposto pelo Governo de Minas Gerais, por meio de licitação que oferece mais de R$ 188 milhões para concessão de 25 anos, Vega garantiu que a Multiterminais irá participar da concorrência. "O aeroporto tem um valor muito grande para nós. Queremos continuar à frente da administração."
Ainda durante o fórum, representantes do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresentaram plano diretor para as cidades do entorno do Aeroporto Itamar Franco. "O terminal tem papel fundamental no desenvolvimento regional. Nosso projeto foi elaborado pensando no prazo de 25 anos que é o período de concessão do aeroporto. Ele começaria a ser implantado agora com atividades anuais para atingir o resultado proposto, embasando as diretrizes desse desenvolvimento", explicou o gerente do projeto, Patric de Castro. Segundo ele, os custos de cada etapa serão conhecidos na primeira quinzena de novembro para, em seguida, dar início ao processo de captação de recursos.
Novos Negócios
Ao falar sobre políticas de atração de novas empresas para o público do evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda da Prefeitura de Juiz de Fora, André Zuchi, declarou que a cidade deve receber dois novos negócios em breve. Desde janeiro, há negociações com uma empresa de São Paulo que fabrica autopeças e irá atuar em conjunto com a Mercedes-Benz. Sem fornecer detalhes, ele disse que o protocolo de intenções com o município deve ser fechado em outubro. Outra negociação diz respeito a um grande atacadista que deve se instalar no condomínio da MRV Log, na BR-040.


Últimas Notícias



Galeria de Fotos