Bem-vindo à Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região!

Horário de Funcionamento de 13:00 às 19:00

Av. Getúlio Vargas, 455 / 4° andar Centro , Juiz de Fora, MG

(32) 3215.7100(32) 3217.9846

14Jan

Construção de estrada para aeroporto começa em março


por: Jornal Tribuna de Minas

A construção do novo acesso ao Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco, que vai ligar a BR-040, próxima à Barreira do Triunfo, na Zona Norte, ao entroncamento com a MG-353, na localidade de João Ferreira, está prevista para começar em março. A informação é do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER). No trecho da estrada, que sai em uma fazenda no Bairro Barreira do Triunfo, Zona Norte, e faz interseção com um dos braços da BR-040, piquetes já demarcam o traçado da rodovia. Segundo um dos proprietários dessa área, que preferiu não se identificar, na semana passada, uma equipe do DER esteve no local recolhendo documentos. Há cerca de um mês, eles já haviam passado no trecho fazendo uma análise do terreno e revisando a localização das marcações.

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) não informou a data para o início das intervenções. O acesso, que terá 13,8 quilômetros de extensão, faz parte do programa "Caminhos de Minas", e está orçado em cerca de R$ 51 milhões. Em agosto passado, o governador Antônio Anastasia chegou a anunciar que as intervenções teriam início em novembro, mas houve adiamento. Também não há confirmação quanto ao prazo de conclusão do trecho, mas Anastasia chegou a dizer que a finalização deve ocorrer ainda em seu mandato, que termina no ano que vem. Os trabalhos serão executados pela empresa Canter.

Sem rotas alternativas, hoje todo o fluxo de veículos de várias cidades da Zona da Mata e o tráfego vindo do Aeroporto Regional passam por dentro de Juiz de Fora, cortando os bairros Grama, Bandeirantes e Santa Terezinha até chegar à Avenida Brasil, uma das regiões com maior saturação no trânsito.

Parte destes veículos se direciona à região central da cidade até a Avenida Itamar Franco, de onde segue para o Salvaterra, com o objetivo de acessar a BR-040. Outro caminho utilizado pelos caminhões e carros oriundos da região é a Avenida Brasil, partindo da Zona Norte e acessando a BR-040 pelo trevo da BR-267, no Bairro Nova Era.

A expectativa é de que o novo traçado contribua para desafogar o trânsito, principalmente de veículos pesados, na área urbana de Juiz de Fora, já que dará a opção de acesso direto à BR-040, via Barreira do Triunfo.

A 4ª Companhia de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário (4ª CiaIndMat) estima que cerca de dois mil veículos transitem diariamente no trecho da MG-353 entre Coronel Pacheco e Juiz de Fora. No entanto, conforme o comandante da companhia, tenente-coronel Renato Preste, sem acesso ao detalhamento do projeto, não há como avaliar se a nova via vai ajudar a desafogar este segmento. Na avaliação do oficial, atualmente a estrada apresenta um bom estado de conservação, o que contribui para a redução no número de acidentes.

Carga internacional vai impactar tráfego

O diretor da empresa Multiterminais, administradora do Aeroporto Regional, Denilson Duarte, classifica a nova ligação como "fundamental para que as operações de carga funcionem de forma eficiente e para desafogar o trânsito." Segundo ele, desde outubro passado, o local já recebe cargas nacionais e, assim que a retirada do morro for concluída, o aeroporto começa a operar também com mercadorias internacionais. Serão cerca de três cargueiros semanalmente, que transportam o correspondente a aproximadamente 40 caminhões. "Automaticamente, aumenta o tráfego na região. Teremos um movimento de mercadorias que será exemplo para o Brasil, e precisamos de agilidade, porque sem infraestrutura não é possível."

Já o secretário de Comunicação da PJF, Michel Guedes, informou que o Executivo ainda não recebeu detalhamentos sobre o início das obras no novo traçado, mas garantiu que a construção da estrada é uma das prioridades do prefeito Bruno Siqueira. Segundo Michael, "no processo de crescimento do município, o aeroporto tem papel fundamental, e o traçado é indispensável para que esta ligação funcione bem." Ele afirmou ainda que todos os esforços que forem necessários, por parte da Prefeitura, serão feitos.


Últimas Notícias



Galeria de Fotos