Bem-vindo à Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região!

Horário de Funcionamento de 13:00 às 19:00

Av. Getúlio Vargas, 455 / 4° andar Centro , Juiz de Fora, MG

(32) 3215.7100(32) 3217.9846

06Fev

Juiz de Fora (MG) sediará o 3º Fórum Ambiental e Florestal no mês de março


por: Assessoria

O Fórum Ambiental e Florestal de Juiz de Fora chega à 3ª edição apostando, segundo os organizadores, Leonardo Resende e Elesier Gonçalves, que a atual crise ambiental na qual o Brasil e o Mundo se encontram, tem seu lado positivo. O evento acontecerá no Hotel Constantino, em Juiz de Fora (MG), nos dias 13 e 14 de março.

 

Eles acreditam que grandes mudanças ocorrem com mais freqüência em momentos de crise, pois muitas decisões que levam a quebra de paradigmas apresentam um caráter impopular e anti-econômico sendo postergadas para momentos mais oportunos, que nunca chegam.

 

Os organizadores destacam que "quando o diagnóstico é de uma doença grave, nem sempre a escolha é por um tratamento mais conveniente, as vezes se faz necessário tomar um remédio amargo para curar o paciente. Nesse contexto se enquadram as mudanças climáticas, como a escassez de água que ocorre agora no Brasil e a grande dependência mundial dos combustíveis fósseis, como a péssima qualidade do ar na China que, devido à grande poluição de CO2, tornou-se questão de saúde pública nacional".

 

Leonardo sugere que "agora, o homem depara-se com um ponto divisor de águas, no qual o grande desafio é mudar o atual modelo econômico de exploração dos recursos naturais agressivo ao meio ambiente para um novo modelo mais sustentável. Inserido nesse contexto, o crescimento da população mundial apresenta grande aceleração e traz uma pressão adicional para a produção sustentável".

 

Já Elesier afirma que: "o Mundo da "Economia Verde" ou "Economia de Baixo Carbono" pode ser tão rentável ou mais rentável que o mundo alimentado pelo combustível fóssil. Vale assinalar que o Brasil é um dos raríssimos países do mundo em que a economia é mais competitiva nesse cenário de mudanças. Por isso sua população tem mais a ganhar do que a perder nessa nova realidade, visto que pode gerar produtos e serviços mais competitivos do que outros países na Economia de baixo carbono do que na atual.

 


Últimas Notícias



Galeria de Fotos