Bem-vindo à Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região!

Horário de Funcionamento de 13:00 às 19:00

Av. Getúlio Vargas, 455 / 4° andar Centro , Juiz de Fora, MG

(32) 3215.7100(32) 3217.9846

11Jun

Júlio Chebli e Marcos Chein são indicados como reitor e vice pela comunidade acadêmica


por: Assessoria UFJF

A consulta feita pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) à comunidade acadêmica, nos dias 9 e 10 de junho, indicou como candidatos a reitor e vice-reitor da instituição os professores Júlio Chebli e Marcos Chein, respectivamente. Eles receberam 59% dos votos. Chebli é formado em medicina pela UFJF e é doutor em gastroenterologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi diretor da Faculdade de Medicina da UFJF, por oito anos, concluindo o mandato em abril de 2014. Formado em direito pela UFJF, Chein é doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e esteve à frente da direção da Faculdade de Direito da UFJF desde 2006. Os candidatos foram recepcionados, nesta quarta-feira, 11, pelo reitor Henrique Duque para a primeira reunião de trabalho."Foi uma grata surpresa a aceitação da comunidade acadêmica em todos os três segmentos", disse o candidato a reitor, que agradeceu a condução democrática realizada durante a consulta. Entre seus planos, Chebli destacou a consolidação da transformação pela qual a universidade passou nos últimos anos e o avanço na excelência acadêmica. Também frisou que, terminada a consulta, é o momento que pensar a UFJF como uma só instituição. "O tratamento será equânime a todos", garantiu.

Tanto Duque quanto Chebli apostam em uma transição tranquila, e a expectativa é de que os candidatos comecem a se inteirar mais sobre os processos internos, orçamentos e investimentos de imediato. "Queremos propôr que toda ordem de custeio a partir de agora saia com a nossa autorização e com o conhecimento deles", comentou o reitor sobre os indicados. Em relação à formação da equipe, Chebli defendeu que "a experiência não pode ser jogada fora", e irá mapear as competências e habilidades individuais em todas as áreas da universidade.
O novo mandato inicia-se em setembro. Tradicionalmente, os nomes dos indicados pela comunidade na consulta fazem parte das listas tríplices a serem elaboradas pelo Conselho Superior (Consu) da instituição. O conselho encaminhará à presidência da República, por meio do Ministério da Educação (MEC), três nomes para reitor e outros três para vice-reitor. A decisão cabe à presidência que, tradicionalmente, escolhe aqueles candidatos que receberam mais votos no conselho. A expectativa é de que reunião do Consu seja realizada até o fim do mês de junho, já que as listas devem ser entregues ao MEC com, pelo menos, 60 dias de antecedência do fim do mandato.

A comissão responsável pela consulta ainda não divulgou o resultado oficial da votação, é aguardado o prazo para recebimento de recursos. Os percentuais de votos válidos, aproximados e extraoficiais, são:

Grupo docentes

Chapa 10: 62,06%; Chapa 20: 4,66%; Chapa 30: 33,28%

Grupo TAEs

Chapa 10: 62,6%; Chapa 20: 2,98%; Chapa 30: 34,42%

Grupo discentes

Chapa 10: 47,41%; Chapa 20: 8,7%; Chapa 30: 43,89%

 


Últimas Notícias



Galeria de Fotos