Bem-vindo à Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região!

Horário de Funcionamento de 13:00 às 19:00

Av. Getúlio Vargas, 455 / 4° andar Centro , Juiz de Fora, MG

(32) 3215.7100(32) 3217.9846

31Out

Mais de 5,7 milhões de estudantes enfrentam maratona do Enem no fim de semana


por: Assessoria

Mais de 5,7 milhões de candidatos enfrentarão a maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio neste fim de semana (nos dias 3 e 4 de novembro). Minas Gerais foi o segundo estado com maior número de inscritos no exame, com 653.074 candidatos, ficando atrás apenas de São Paulo, com 932.493. O Inep não disponibilizou o total de inscritos em Juiz de Fora. O exame é organizado exclusivamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

A partir deste ano, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está reservando 70% de suas vagas para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Enem. Esta forma de seleção é a mesma para todos os 44 cursos de graduação oferecidos pela instituição. Os 30% restantes são dedicados ao Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). É permitido aos candidatos tentar ingressar pelos dois processos. As provas do Pism serão aplicadas nos dias 20, 21 e 22 de janeiro.

Segundo dados do Inep, a maioria não pagou a taxa de inscrição de R$ 35. Foram concedidas 4.029.757 (69,6%) isenções do pagamento. Outros 1.761.533 candidatos pagaram a taxa única. Das 5.791.290 pessoas se inscreveram para fazer o Enem, 2.374.855 (41%) são homens e 3.416.435 (59%) são mulheres. Os números revelam ainda que 54% dos inscritos se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas.

No dia da prova

Para realizar a prova o candidato deve levar apenas caneta esferográfica preta com corpo transparente e o documento de identificação com foto. Em caso de perda do documento, o candidato deverá apresentar boletim de ocorrência datado de, no máximo, 90 dias da prova.

Participantes flagrados com lápis, borracha, lapiseira, celulares e quaisquer outros tipos de aparelhos eletrônicos serão eliminados. Acessórios como bonés e óculos escuros também estão proibidos. Consultas a outros participantes e a manuais ou anotações também desclassificam os candidatos.

Demais utensílios e pertences que os candidatos estiverem usando deverão ser guardados em embalagem que será fornecida pelo fiscal de sala.

Cartão de confirmação

O candidato que não recebeu o cartão de confirmação e também não conseguiu imprimi-lo na página do Enem, deverá ligar para o Inep no número 0800 61 61 61 para se informar sobre o local de prova.

A prova

A prova é composta de 180 questões objetivas, de quatro áreas do conhecimento, e uma redação dissertativa-argumentativa.

No primeiro dia (3), serão aplicadas a provas de Ciências Humanas e suas tecnologias, que engloba as disciplinas de história, geografia, sociologia e filosofia, e Ciências da Natureza e suas tecnologias, que abrange as matérias de química, física e biologia. Neste dia, o exame terá quatro horas e meia de duração. O Enem está marcado para começar impreterivelmente às 13h. Os portões serão abertos às 12h.

No domingo (4), as provas serão de Matemática e suas tecnologias, Redação e Linguagem, códigos e suas tecnologias. Esta área inclui, além das disciplinas de português e literatura, cinco questões de língua estrangeira. Deverá ser feita a língua escolhida no momento da inscrição, inglês ou espanhol. Não é possível mudar de opção no momento do exame. Por conta da redação, a prova terá uma hora a mais de duração, portanto, começará às 13h e encerrá as 18h30.

Os gabaritos serão divulgados no dia 7 de novembro, no site www.inep.gov.br/enem. Em relação ao último exame, os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br.

É importante que o candidato confira todos seus dados pessoais, número de inscrição, e a quantidade de questões do caderno de prova e a opção de língua estrangeira. No caso de qualquer dúvida, deve acionar o fiscal de prova.

Os participantes só podem sair da sala duas horas depois do início. O caderno de prova só pode ser levado faltando meia hora para o término da prova. Quem descumprir essa regra, estará eliminado.

Transporte e ônibus-extras

Nos dias do exame os portões serão abertos às 12h e fechado às 13h. A organização aconselha aos participantes que estejam no local de prova já no momento de abertura dos portões.

Outra recomendação é para que os candidatos usem, de preferência, o transporte público para evitar transtornos. A Secretaria de Trânsito e Transporte (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora colocará ônibus extras para circular a partir das 11h, nas linhas: 211 - Rio Branco, 221 - Bom Pastor/Santa Catarina e 214 - Bairu/Cruzeiro do Sul.

Além dessas medidas, agentes de trânsito estarão próximos aos principais locais de prova, a fim de organizar o trânsito e evitar congestionamentos.


Últimas Notícias



Galeria de Fotos