Bem-vindo à Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região!

Horário de Funcionamento de 13:00 às 19:00

Av. Getúlio Vargas, 455 / 4° andar Centro , Juiz de Fora, MG

(32) 3215.7100(32) 3217.9846

16Jan

Nova visita de secretários a assentamento em Goianá gera possibilidades de comercialização em Juiz de Fora


por: Assessoria PJF

Os secretários de Agropecuária e Abastecimento, Marlon Martins, e de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, acompanhados pelo chefe do Departamento de Abastecimento, Marcel Lima, fizeram na manhã desta quarta-feira, 15, uma segunda visita ao Assentamento "Denis Gonçalves", instalado na antiga Fazenda Fortaleza de Sant`Anna, em Goianá.

Cerca de 150 famílias estão assentadas no local, onde dispõem de 4.600 hectares de terra para morar e produzir. Eles estão em busca de parcerias para ajudar na fixação do homem no campo e um desses meios é a comercialização institucional, o que motivou a visita dos representantes da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) ao local. De acordo com Marcel Lima, a ideia ainda é embrionária, mas tem grandes possibilidades de se concretizar. Na lei, a prioridade de compra é de produtos vindos da agricultura familiar, assentamentos e quilombos. Trinta por cento da demanda da alimentação escolar é adquirida dos agricultores familiares de Juiz de Fora e agora estão partindo para a possibilidade de comprar destes assentados para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e dos programas sociais.

Para Marlon Martins, é de responsabilidade da pasta essa regionalização. "Quando se trata de agropecuária, não se pode considerar um município isolado. Goianá produz muito mais do que consome. Ao contrário, Juiz de Fora tem produção muito aquém de sua demanda. É de responsabilidade da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento equalizar e regionalizar esse consumo".

Flávio Cheker também observou benefícios nessa relação: "Estabelecer essa parceria com os agricultores do assentamento vai beneficiar tanto a população de Juiz de Fora, que vai receber produtos agrícolas de qualidade, quanto a utilização na alimentação escolar e de programas sociais da PJF".

A produção do assentamento ainda está em fase inicial. A terra está sendo beneficiada e o solo preparado para receber os produtos. A comercialização vai depender da oferta dos produtores e da demanda da Prefeitura. Inicialmente, devem ser comprados mandioca, batata inglesa e inhame.

 


Últimas Notícias



Galeria de Fotos