Bem-vindo à Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região!

Horário de Funcionamento de 13:00 às 19:00

Av. Getúlio Vargas, 455 / 4° andar Centro , Juiz de Fora, MG

(32) 3215.7100(32) 3217.9846

30Out

Novidade na Feira do Estudante, Espaço JFEmpregos foi palco de apresentações, atividades e debates sobre o mercado de trabalho


por: Assessoria PJF

O Espaço JFEmpregos na Feira do Estudante de Juiz de Fora e Região atraiu jovens e adultos para palestras de qualificação e orientação para o mercado de trabalho. Além da divulgação do portal eletrônico JFEmpregos, serviço gratuito oferecido pela Prefeitura de Juiz de Fora, o espaço foi palco de reuniões, atividades e debates.

O prefeito Bruno Siqueira esteve presente na abertura do evento, acompanhado do vice-prefeito, Sérgio Rodrigues, e dos secretários de Desenvolvimento Econômico, André Zuchi; de Comunicação Social, Michael Guedes; e de Governo, José Sóter de Figueirôa. Na ocasião, o chefe do Executivo destacou a importância do espaço "Através do JFEmpregos, os estudantes poderão ver onde o mercado de trabalho pode absorver nossa juventude", disse.

O primeiro dia de evento teve palestras sobre postura profissional e a importância dos valores para as organizações. Felipe Pacheco, 15 anos, participou do espaço JFEmpregos e falou da importância das informações. "A palestra ajudou a saber como me portar no mercado de trabalho e apresentou várias oportunidades", disse. Mateus Gonçalves, 15 anos, também achou a palestra produtiva. "Perdi a timidez e falei ao público. Aprendi como me portar", comentou.

No segundo dia, a programação incluiu três palestras e mesa-redonda com a participação do secretário André Zuchi. A primeira apresentação, com o tema "Currículo e entrevista: o que as empresas esperam de você", foi feita pela chefe do Departamento de Trabalho, Emprego e Renda, Leila Abrahão. A palestra teve dinâmica e apresentação de um vídeo onde profissionais da área de Recursos Humanos disseram o que esperam dos candidatos e deixaram dicas aos estudantes. "Achei importante trabalhar com os aspectos da escolha profissional. Apesar de jovens, os participantes já estão passando por momentos de escolhas profissionais, quando decidem sobre os cursos que irão fazer. A atividade em grupo permite a troca entre os jovens e as idéias de cada um proporcionam conhecimento e ampliação da visão de mercado", aponta Leila.

A segunda palestra foi ministrada por Marcello Pepe, com o tema "Conquiste mais sucesso em sua carreira melhorando a comunicação em público." "Esse espaço exerce papel importante. A Feira traz diversidade, novidade, e o espaço traz capacitação. O jovem tem que aprender, tem que se capacitar. Fiquei feliz em ser convidado. Tenho a missão de desenvolver pessoas, fazer a diferença na vida dos jovens", expôs o palestrante.


Carlos Frederico Ferreira, diretor de curso do Instituto Educacional São Pedro (IESPe), que apresentou a palestra "Como me tornar um empreendedor", acredita que o Espaço JFEmpregos foi de fundamental importância. "A participação e o interesse dos jovens pelo tema ‘empreendedorismo' me surpreendeu. Isso dá idéia da geração de bons empreendedores que vem por aí", relatou.

Na mesa-redonda, o secretário André Zuchi falou sobre o JFEmpregos. "A primeira fase do portal foi quantitativa, com o cadastro de currículos e empresas. A segunda fase será capacitar os usuários para as demandas de emprego da cidade. Vamos atuar na adequação da profissão à vocação e ajudar os usuários a descobrirem suas competências", afirmou.


Marcus Túlio dos Santos, da empresa Santos & Associados, participou da mesa-redonda. O empresário usa o portal JFEmpregos para preencher vagas de sua empresa e elogiou o serviço prestado pelo portal. "É uma ferramenta excelente, com uma amplitude muito grande. Antes tínhamos apenas o jornal, o rádio (para anunciar vagas). Essa etapa da capacitação ajudará muito no processo de seleção", acredita.

No último dia, duas palestras reuniram dezenas de jovens no Espaço JFEmpregos. A primeira foi ministrada pelo gestor da empresa DomIneSCo, Luis Otávio Loures da Conceição, com o tema "Estudar: use seu estilo de comportamento a seu favor". Na apresentação, Luis Otávio apresentou o modelo comportamental DISC e deu dicas de estudos de acordo com cada perfil. "Foi uma iniciativa ótima, fazer a ligação entre o estudante e o mercado de trabalho é muito importante. Isso faz com que o estudante, desde o ensino médio, já se preocupe com o futuro profissional, isso é fantástico", comentou.


Finalizando a programação do Espaço JFEmpregos, uma palestra ministrada pela chefe do Departamento de Trabalho, Emprego e Renda, Leila Abrahão e pela assessora de comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda (Sdeer), Vanessa Verdeiro, mostrou dados dos 16 meses de funcionamento do portal e deu dicas sobre crescimento profissional. A apresentação teve como tema "O mercado de trabalho de Juiz de Fora e o desenvolvimento profissional sob o olhar do JFEmpregos."

A Feira do Estudante foi uma realização do grupo Emídia, em parceria com a Partner Produções. Em sua terceira edição, o evento é uma oportunidade para estudantes e profissionais entrarem em contato com empresas e instituições de ensino e se atualizarem sobre as tendências de mercado.

 


Últimas Notícias



Galeria de Fotos