Bem-vindo à Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região!

Horário de Funcionamento de 13:00 às 19:00

Av. Getúlio Vargas, 455 / 4° andar Centro , Juiz de Fora, MG

(32) 3215.7100(32) 3217.9846

01Jun

Obras do acesso ao Aeroporto e do Hospital Regional serão retomadas em junho


por: Tribuna de Minas

As obras do Hospital Regional, em ritmo lento desde dezembro do ano passado, e da estrada que irá ligar ao Aeroporto Presidente Itamar Franco, na rodovia MG-353, à BR-040, paradas desde outubro, devem ser retomadas no próximo mês. A informação foi dada pelo subsecretário de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Estado de Governo, Gustavo Riani, no Fórum Regional, realizado na tarde de ontem na Fiemg, em Juiz de Fora. Segundo Riani, o governador Fernando Pimentel (PT) já autorizou a ordem de serviço para recomeçar os trabalhos. "Tivemos que priorizar, e essas duas obras estão entre as principais para o Estado." O prefeito Bruno Siqueira (PMDB) questionou o representante do Governo sobre a conclusão da construção do Teatro Paschoal Carlos Magno, interrompida há 30 anos. No entanto, Riani disse que a situação do teatro ainda será avaliada. Além disso, para a semana que vem, destacou a liberação de R$ 600 mil para obras de melhoramento das vias públicas da cidade.

 

O evento reuniu prefeitos e representantes de 34 municípios da Zona da Mata para discutir as perspectivas de desenvolvimento da região, com foco na questão hídrica. Durante a cerimônia, foram entregues 16 projetos de esgotamento sanitário, contratados pela Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna (Ampar), com recursos captados no Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap). O secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sávio Cruz, garantiu que o Estado irá aplicar todo o recurso da compensação ambiental nesse finalidade. Uma ação movida pelo Ministério Público exige que o Governo reponha R$ 200 milhões, que teriam sido desviados para o caixa único (conta onde são depositados os recursos próprios) no período de 2007 a 2014. "Encontramos um colapso no sistema ambiental de Minas. Nessa gestão, vamos ampliar o financiamento de projetos de meio ambiente e saneamento."

 

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Tadeu Leite, informou que será criado o Plano Estadual de Saneamento. "Temos que coordenar políticas de saneamento em Minas, que são inexistentes. Na semana que vem, um decreto irá constituir um grupo de trabalho para estudar a criação do plano." Bruno ressaltou que, após a finalização das obras de despoluição do Rio Paraibuna, Juiz de Fora contará com 60% do esgoto tratado. Atualmente, esse percentual é de 10%. Ele ainda contou que foi aprovada ontem, na Câmara Municipal, a criação de uma Zona de Amortecimento, na divisa com as terras que fazem parte da área de contribuição da Represa de João Penido. A proposta foi enviada em março para a Câmara e visa à ordenação das construções nessa zona.

 


Últimas Notícias



Galeria de Fotos