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04Out

Semana da Publicidade: O papel vital do Marketing Digital (New York Times)


por: Jornal do Empreendedor
As coisas fundamentais se enraízam com o passar do tempo. Assim, a Semana da Publicidade de Nova York também se torna fundamental para o mundo do digital, dos mobiles e das mídias sociais, tanto para as vendas, quanto para os serviços. Isso pode ser percebido pelo cronograma do evento, que começou na segunda-feira (dia 1 de outubro), e vai até sexta. Com mais de 150 painéis, os assuntos mais discutidos deste ano estão em volta da utilização do Youtube, Instagram, Pinterest, Tumblr e Twitter para o Marketing Digital, além das diversas análises sobre os virais, como “Call me Maybe”. Há também os mini-eventos internos, como o OMMA (Mídia Online, Marketing e Publicidade), promovido pela MediaPost Comunicações e composto de cinco conferências em áreas como vídeo, mobiles e mídias sociais, o SM2 2012, a conferência de Marketing Mobile Inteligente, patrocinado pela Mobile Marketing Association, o Mobile Media Summit 2012 , e a Conferência e Expo Mixx, patrocinado pelo Interactive Advertising Bureau. O Facebook teve a oportunidade de uma sessão da conferência Mixx para responder a perguntas sobre a eficácia da compra de publicidade em seu site – as questões que estavam generalizadas mesmo antes da empresa decepcionar o público com a oferta inicial. Brad Smallwood, diretor de preços e medição no Facebook, discutiu os resultados de um estudo da empresa, que esperava mudar as mentes dos anunciantes sobre as medições como cliques para determinar o sucesso das campanhas na rede social. O objetivo é fazê-los perceber a rede mais como um meio semelhante à televisão para a propaganda. “Se você executou uma campanha nos últimos cinco anos, você se focou em conseguir cliques”, disse Smallwood, e continuou. “Mas o cumprimento demanda é apenas uma peça do quebra-cabeça do marketing. Temos que oferecer uma solução para os marqueteiros do mundo todo”, acrescentou. O estudo foi realizado com um parceiro novo do Facebook, o Datalogix, uma empresa que mede compras diretamente das lojas. Cinqüenta campanhas no Facebook foram medidas, para marcas de comerciantes gigantes como Nestlé, Procter & Gamble e Unilever. Quando os dados de compra de lojas foram combinados com dados sobre as impressões de anúncios no Facebook, o estudo descobriu que 70 por cento das campanhas teve três vezes maior retorno sobre seus orçamentos, e 99 por cento das vendas vieram de consumidores que não interagem com os anúncios no Facebook . Em outra apresentação do Mixx, Joel Lunenfeld, vice-presidente de estratégia de marca global no Twitter, compartilhou dados sobre as relações que as pessoas têm com marcas no twitter.com. Nove em cada 10 pessoas no Twitter seguem pelo menos uma marca, afirmou Sr. Lunenfeld. Embora a maioria tenha dito que fez isso por conta das promoções, cupons e produtos gratuitos, ele disse que 87 por cento disse que seguiu as marcas para diversão e entretenimento e 80 por cento disse que o fizeram por acesso a conteúdo exclusivo. Entre os exemplos apresentados por Lunenfeld estavam marcas como Panasonic e Procter & Gamble, no uso do Twitter. Talvez o mais interessante foi a conexão entre posts no Twitter e comerciais de televisão. ”O Twitter é o ECG de ação para a televisão”, disse ele, acrescentando que 50 por cento das pessoas usam o Twitter enquanto assistem TV. ”As marcas que estão envolvidos nas conversas estão encontrando os tópicos realmente importantes e transformando em campanhas”, disse Lunenfeld. Por exemplo, a divisão Audi, da Volkswagen, notou que um fã da marca Audi tinha postado uma mensagem com a hashtag “# IWantAnR8.” A Audi trouxe um R8 para ele dirigir, e transformou o test drive em um comercial. Rick Webb, consultor de marketing no Tumblr, começou a apresentação da empresa pela primeira vez em uma conferência de publicidade por compartihamento de dados. O Tumblr tem 75 milhões de blogs, segundo ele, e os visitantes gastam 18 minutos por visita no tumblr.com. Embora Tumblr não rastreie o comportamento dos usuários ou os seus dados pessoais, Webb diz que as marcas estão começando a tomar conhecimento da plataforma. Tumblr recentemente abriu para as empresas uma pequena parte de suas páginas, conhecida como “radar”, onde o conteúdo de interesse específico no Tumblr é realçado. Desde maio deste ano, cerca de 10% do conteúdo na caixa de radar foi patrocinado, oferecendo como exemplo um gif animado, ou imagem, de uma garrafa de vidro de Coca-Cola girando no chão. Webb reconheceu a onipresença no site de todos os virais relacionados a felinos, incluindo vídeos de gato e gifs animados, descrevendo Tumblr como “uma enorme quantidade de tecnologia exercida para animar os gatos.” Quanto ao Instagram, em uma conversa entre Vivian Schiller, vice-presidente sênior e diretor digitais chefe da divisão NBC News de NBCUniversal, Alex Wagner, a âncora do “Agora Com Alex Wagner”, no canal a cabo MSNBC, ela disse rindo que ”o Instagram é mais um repositório de fotos do lanche”. Ela também é fã do Twitter, acrescentou ela, onde ela alcançou na última terça-feira à tarde mais de 34.700 seguidores. Quando a Sra. Wagner perguntou a Sra. Schiller o que ela acreditava ser a próxima grande coisa nas mídias sociais, a Schiller respondeu: “Eu não tenho idéia, e qualquer um que diga que tem, está fingindo”. Traduzido de artigo do New York Times.

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