Bem-vindo à Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região!

Horário de Funcionamento de 13:00 às 19:00

Av. Getúlio Vargas, 455 / 4° andar Centro , Juiz de Fora, MG

(32) 3215.7100(32) 3217.9846

00Agosto

Versão online dos carnês do IPTU 2015 já pode ser acessada pelos contribuintes


por:

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) já disponibilizou os carnês online do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em seu portal (www.pjf.mg.gov.br).

 

Através do número da inscrição imobiliária, os contribuintes podem acessar o documento de Arrecadação Municipal (DAM) para pagamento à vista ou às parcelas de cada mês. Conforme explicou o subsecretário de Receita da Secretaria de Fazenda (SF), Roland Barcelos, a medida tem como objetivo agilizar o processo de obtenção do documento para pagamento, bem como possibilitar o acesso à segunda via dos mesmos.

 

Já a distribuição nas residências acontece entre os dias 16 deste mês até 3 de fevereiro. As pessoas que não receberem os carnês até este período e não puderem ou não tiverem acesso à internet poderão procurar o Espaço Cidadão Centro ou os regionais Norte, Sul, Oeste e Nordeste no período de 4 de fevereiro a 10 de março.

 

O atendimento é presencial. Neste caso, o contribuinte deve levar um carnê de exercício anterior ou o número de inscrição. Quem não tiver algum dos dois em mãos deve ir à Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), que funciona na Avenida Barão do Rio Branco, 1.843, 1º andar, no Centro, com algum documento de propriedade do imóvel, para obter o número de inscrição do mesmo.

 

Até 10 de fevereiro, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá desconto de 8% sobre o valor total, desde que na data de pagamento não existam débitos relacionados à inscrição imobiliária do imóvel. Nesse caso, o desconto à vista é de 5%.

 

Para quem optar por parcelar o tributo em dez vezes, a primeira parcela terá vencimento em 10 de março, e as demais nos dias 10 dos meses subsequentes, até dezembro.

 

O período de reclamação será entre 19 de fevereiro e 10 de março, também no Espaço Cidadão. O processo só poderá ser efetivado pelo contribuinte ou procurador habilitado.

 

Não é necessário efetuar o pagamento para reclamar, a não ser que o contribuinte queira garantir os descontos à vista. Neste caso, deve-se pagar a cota única até o vencimento e protocolar a reclamação dentro da data limite.

 

O IPTU 2015 poderá ser pago nas agências do Banco do Brasil, Itaú-Unibanco, Mercantil do Brasil, Bradesco, Santander Brasil, Bancoob, HSBC e Caixa Econômica Federal (CEF), além das lotéricas, que só receberão valores de até R$ 2 mil e do Banco Postal/Correios, que recebe valores de até R$ 500,00.

 

Multas por atraso

 

No caso de atraso de até 15 dias no pagamento, a multa é de 2% sob o valor total do imposto; de 16 a 30 dias, o percentual passa para 4%; de 31 a 45 dias, 8%; acima de 45 dias, 15%. Já para os que estiverem em débito na Dívida Ativa, a multa é de 20%.

 

* Informações com a Secretaria da Fazenda pelos telefones 3690-7599.

 


Últimas Notícias



Galeria de Fotos