Bem-vindo à Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região!

Horário de Funcionamento de 13:00 às 19:00

Av. Getúlio Vargas, 455 / 4° andar Centro , Juiz de Fora, MG

(32) 3215.7100(32) 3217.9846

23Out

Votorantim Metais abre vagas para curso de aprendizagem industrial


por: Assessoria

Jovens da região norte de Juiz de Fora já podem se inscrever gratuitamente para a turma de 2015 do curso de Aprendizagem e Operação em Processos Industriais, oferecido pela Unidade Juiz de Fora da Votorantim Metais, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MG). O curso atende às exigências da Lei de Aprendizagem e visa qualificar a formação profissional de adolescentes, gerando mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. Essa ação integra o projeto "Educar para Transformar" da Votorantim Metais. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 6 de novembro na sede do SENAI CID, na Votorantim Metais ou na Escola Municipal Padre Wilson, de 8h às 16h30. Estão sendo oferecidas 25 vagas.

 

O candidato precisa ter o Ensino Fundamental completo, ter nascido em 1997 e residir nos bairros da região norte de Juiz de Fora, como Igrejinha e Humaitá. Para efetivar a inscrição, é necessário apresentar, na hora da candidatura, cópia da certidão de nascimento, requerimento de inscrição preenchido (que poderá ser adquirido nos locais da candidatura) e comprovante de residência atualizado.

 

Para a formação da turma, é feito um processo de seleção que cumpre as seguintes etapas: inscrição, prova de seleção (matemática e língua portuguesa), avaliação psicológica e classificação final. Durante o curso, que é realizado no SENAI e tem a duração de um ano, a Votorantim Metais acompanha todo o processo de desenvolvimento dos estudantes. São realizadas visitas formais da empresa, que oferece todo o apoio necessário aos participantes, garantindo assim a qualidade técnico-profissional do curso.

 

"Muito mais do que atender à legislação, o projeto dá a oportunidade aos participantes que se destacam de colocar em prática na empresa o conhecimento apreendido no curso, por meio de contratação por tempo determinado. Muitos deles acabam sendo absorvidos no quadro efetivo da Unidade e seguem a carreira como operadores, técnicos químicos, técnicos administrativos, entre outras funções", declara Marisa Ulhoa, gerente de Desenvolvimento Humano da Unidade Juiz de Fora da Votorantim Metais.

 

Entrando para o mercado de trabalho

 

Após o curso, os alunos estarão aptos a atuar no setor industrial, desde a linha de produção até a distribuição do produto acabado. "O curso visa contribuir para a formação profissional de jovens, por meio de uma educação integral e desta forma oferecer aos alunos conhecimentos básicos necessários para atender a demanda da indústria por profissionais qualificados. Durante os oito anos do projeto, foram beneficiados 160 estudantes. Os que se destacam, ainda, têm a chance de integrar o quadro de empregados da Unidade", explica Ulhoa. "Com essa iniciativa, a Votorantim Metais reafirma seu compromisso de contribuir para o desenvolvimento local, por meio da qualificação de jovens para o mercado de trabalho", completa. Desde 2006, mais de 70 jovens se qualificaram como auxiliares de operação, sendo que 50% destes foram absorvidos pela empresa. Ao final do curso, os aprendizes são certificados com a entrega dos diplomas de qualificação profissional na cerimônia de formatura.

 

 

Fomentando jovens profissionais

 

Ruan Silva, técnico químico da Unidade Juiz de Fora da Votorantim Metais, foi um dos beneficiados do projeto "Educar para Transformar". Começou a participar do projeto em 2007 e, como um dos destaques da turma, foi convidado a integrar a equipe da Unidade. Morador do bairro Benfica, na região norte da cidade, o técnico passou por todas as etapas do projeto: seleção, curso e estágio. "O curso foi um divisor de águas, pois me fez viver uma nova experiência e um passar por um momento de maturidade profissional e pessoal", ressalta. Hoje, aos 25 anos de idade, Ruan é acadêmico de psicologia e tem o desejo de tentar um mestrado futuramente. "Indico a qualificação para todos. Quando você começa a fazer um curso, você começa a ver novas oportunidades e buscar uma especialização passa a ser uma questão de tempo", finaliza.

 

Lei de Aprendizagem

 

A Lei de Aprendizagem, nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários, cujas funções demandem formação profissional. No âmbito da Lei, aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular (se ainda não concluiu o Ensino Médio) e estar matriculado e frequentando instituição de ensino técnico profissional conveniada com a empresa.

 

SERVIÇO

Curso de Aprendizagem e Operação em Processos Industriais

Inscrições: até 6 de novembro

Locais: SENAI CIDT - Barreiro do Triunfo - End: BR-040 - Barreira do Triunfo, Juiz de Fora - MG

Votorantim Metais - End.: Rodovia BR 267 - Km 119. Igrejinha - Juiz de Fora - MG

Escola Municipal Padre Wilson - End.: Rua Cleir Reis Duque, 200. Igrejinha Juiz de Fora - MG

Horário: 8h às 16h30

Informações: (32) 3081-3230

 

Sobre a Votorantim Metais

A Votorantim Metais investe desde sua criação, em 1996, no crescimento de suas operações com base em princípios de sustentabilidade e estabilidade operacional. A empresa é líder no mercado brasileiro de alumínio primário, uma das cinco maiores produtoras mundiais de zinco e a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina. Segunda maior companhia brasileira de metais não-ferrosos, a Votorantim Metais tem 17 unidades industriais, sendo onze no Brasil, quatro nos Estados Unidos, uma na China e uma no Peru. A empresa possui uma gestão de Inovação Aberta, materializada em uma governança corporativa, reconhecida nacionalmente pela Confederação Nacional das Indústrias, por meio do Prêmio Nacional de Inovação. A Votorantim Metais é a empresa no Brasil que tem o maior número de projetos aprovados pelo Senai-Cimatec, desenvolvendo soluções para o aumento da competitividade da indústria brasileira.

 


Últimas Notícias



Galeria de Fotos