Bem-vindo à Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região!

Horário de Funcionamento de 13:00 às 19:00

Av. Getúlio Vargas, 455 / 4° andar Centro , Juiz de Fora, MG

(32) 3215.7100(32) 3217.9846

23Fev

Zona Norte de Juiz de Fora se une contra o aedes aegypti


por: Assessoria

Diversas cidades brasileiras decretaram situação de emergência devido à proliferação do mosquito transmissor dos vírus dengue, zika e chikungunya. Juiz de Fora é uma delas e tem buscado combater essas doenças de diversas formas. Somente em 2016, foram registrados 1.653 casos de dengue, 37% dos registrados em toda 2015. Destes, cerca de 200 são da Zona Norte do município. Atenta à evolução da doença, a Unidade Juiz de Fora da Votorantim Metais, que está localizada em Igrejinha, se uniu a lideranças da região e à Prefeitura para potencializar o combate ao avanço do aedes aegypti.

 

A partir de hoje, dia 22 de fevereiro, segunda-feira, às 8h30, cerca de 20 pessoas - entre representantes da empresa, escolas, posto de saúde de Igrejinha, associações de bairro, igrejas, moradores e projetos sociais - iniciaram uma campanha nos bairros da região (Igrejinha, Vila São José, Cachoeira, Vila São João e Humaitá), na Zona norte de Juiz de Fora orientando as comunidades sobre as diversas formas de combater o foco do mosquito. Ao longo desta semana, serão realizadas a distribuição de panfletos e a mobilização com faixas e cartazes, além da disponibilização de carros de som. A ação tem apoio também de uma equipe do exército.

 

"O material distribuído terá dados do município e da região sobre casos da doença; os sintomas dos vírus dengue, zika e chikungunya; além de dicas de prevenção e receitas de repelente caseiro. Iremos orientar a comunidade também sobre como denunciar locais onde as orientações sobre prevenção não são seguidas", explica Sérgio Alencar, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Unidade Juiz de Fora da Votorantim Metais. De acordo com ele, essas informações também serão inseridas em cultos e missas das igrejas locais pelos padres e pastores da região.

 

Para fechar a semana contra a dengue, no dia 25, às 19h30, será montada uma grande estrutura com tenda, telão e banners, para sediar uma palestra sobre o tema com um especialista. O evento será realizado no coreto do bairro Igrejinha e aguarda a participação de toda a comunidade. Na ocasião, também serão sorteados kits de prevenção à dengue, zika e chikungunya com repelente de tomada e em spray.

 

Após a semana de atividades, serão promovidas reuniões quinzenais para acompanhamento dos resultados das ações nas comunidades. A primeira será realizada no dia 7 de março, às 10h30, no Agente do Amanhã, em Igrejinha.

 

"É de extrema importância compartilhar com a comunidade as boas práticas de prevenção em saúde realizadas na nossa empresa. Mais que uma ação de conscientização, apostamos na prevenção para evitarmos que a proliferação do mosquito se intensifique. E a parceria com os líderes locais e o poder público é fundamental para acabarmos com a epidemia de dengue que assola o município", afirma Sérgio.

 

Cuidados também dentro da empresa


Na Unidade Juiz de Fora da Votorantim Metais, um grupo de empregados realiza uma inspeção gerencial em todos os setores da empresa procurando possíveis locais propícios para a reprodução do aedes aegypti. A ação é promovida semanalmente e conta com o apoio de campanhas internas que divulgam informações sobre combate à dengue e formas de prevenção. O tema também foi tratado com todas as equipes da Unidade em um Diálogo de Segurança, quando dois especialistas do Departamento de Combate à Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde, palestraram sobre a doença.

 

Agenda de visitas - Ponto de encontro na UBS Igrejinha, às 8h30

 

22/02 - Igrejinha

 

23/02 - Vila São João e Humaitá

 

24/02 - Cachoeira

 

25/02 - Vila são José

 


Últimas Notícias



Galeria de Fotos